Santa Maria- O coração do Rio Grande
Voltar para o blog

Santa Maria- O coração do Rio Grande

    A origem da cidade de Santa Maria está assentada no fato histórico denominado Demarcação de Limites da América Latina, no qual as Partidas Portuguesa e Espanhola, aqui chegadas no final do século XVIII (entre 1757 e 1797). Tinham como missão demarcar os limites das terras da Coroa Portuguesa e os da Coroa Espanhola, realizando a devolução mútua de terras que haviam sido ilegalmente arrebatadas em litígios por seus familiares. Essas Partidas eram compostas por militares e eram acompanhados por seus familiares, trazendo também artífices e escravos. Devido a constantes conflitos entre os comissários das duas Partidas, impedindo a concretização do Tratado de Demarcação de Limites, foi, desfeita a Comissão Mista das duas coroas, e o Governador do continente do Rio Grande do Sul, Sebastião Xavier da Veiga, determinou ao Coronel Francisco José Roscio, comandante da 2ª Subdivisão da Partida Portuguesa, que deslocasse sua Partida das Missões em Santo Ângelo, e descendo a Serra de São Martinho até a primeira guarda avançada denominada Arroio dos Ferreiros, aí acampasse. E estabelecido o Acampamento da Comissão Demarcatória na sesmaria do tenente José Jerónimo de Almeida, que a cedeu ao Padre Ambrósio José de Freitas.

    Assim, Santa Maria tem sua formação histórica assinalada por um acampamento militar e seu crescimento deu-se em fases distintas: foi Acampamento, depois Povoado. Curato. Distrito (de Cachoeira do Sul), Freguesia, Vila e por fim Cidade.
Por sua localização estratégica, abriga uma base da força aérea brasileira, Santa Maria é o centro de uma região com quase um milhão de habitantes, e possui uma economia diversificada, com presença marcante no setor de serviços, no comércio são mais de 11 mil estabelecimentos, no setor industrial o destaque é a construção civil, impulsionada pelos estudantes que vem a cidade em busca de formação universitária e profissional e pelo contingente militar, o 2º maior do brasil.
   
    Santa Maria é também um importante polo educacional, mais de 30 mil estudantes vivem aqui, cerca de 15% da população, a UFSM é a maior universidade federal do interior do estado, a cidade possui ainda cerca de 7 universidades particulares e uma das maiores redes de ensino público do RS.

    O turismo também contribui para o desenvolvimento da cidade, são inúmeras atrações aos visitantes, como prédios históricos, monumentos, belezas naturais, igrejas e templos. A cidade oferece ainda uma vida cultural agitada e uma gastronomia variada, com vários bares e restaurantes de diversas culturas.
Aqui também acontecem  grandes festas e eventos, como competições esportivas, espetáculos culturais, festivais de música, dança, balonismo e cinema, feiras e encontros empresariais.

Outros posts

  1. Vendas no mercado imobiliário sobem 17,3% no 2º trimestre

    Vendas no mercado imobiliário sobem 17,3% no 2º trimestre

    Alta na comparação com 2017 foi de 32% Sudeste liderou crescimento. As vendas de imóveis no país no 2º trimestre de 2018 apresentaram alta de 17,3% em relação aos primeiros 3 meses do ano. Na comp...

  2. Valor do imóvel comprado com o FGTS aumentará para R$ 1,5 milhão em 2019.

    Valor do imóvel comprado com o FGTS aumentará para R$ 1,5 milhão em 2019.

    O governo acaba de anunciar um pacote de medidas para estimular a compra da casa própria para a classe média. A partir de janeiro de 2019, trabalhadores que desejarem utilizar o saldo do FGTS (Fundo d...

  3. VITTA CENTER

    VITTA CENTER

    Vitta Center – um centro de saúde e bem-estar!O Vitta Center é um empreendimento que foi planejado para trazer ainda mais desenvolvimento para Santa Maria e região. Desenvolvido em conjunto com profis...

Este site utiliza cookies para entregar uma melhor experiência durante a navegação.