Como funciona o seguro-fiança no contrato de aluguel?
Voltar para o blog

Como funciona o seguro-fiança no contrato de aluguel?

Na hora de alugar um imóvel, não basta se certificar de que o valor cobrado pelo proprietário cabe no seu orçamento. É preciso também comprovar que não há risco de inadimplência. Quem não dispõe de um fiador que possa assumir a dívida em uma emergência do locatário, tem como alternativa, fazer um seguro fiança no contrato de aluguel. Mas como funciona?

 

O que é o seguro fiança?

Trata-se de uma modalidade de garantia locatícia em que o seguro contratado pelo inquilino, tem o proprietário do imóvel como segurado.

 

Qual é a cobertura do seguro?

O seguro é utilizado basicamente para garantir ao proprietário do imóvel o pagamento do aluguel devido no caso de inadimplência do inquilino, além de multas. Também é possível contratar coberturas adicionais para outras taxas referentes ao imóvel, como IPTU, condomínio, água ou luz, por exemplo. É possível ainda cobrir com o seguro fiança, despesas com ações de despejo e honorários advocatícios.

 

Como funciona a avaliação do inquilino?

A avaliação do inquilino se assemelha as realizadas por instituições de crédito. Restrições cadastrais e a capacidade de pagamento do locatário podem comprometer a aprovação, portanto é importante ficar atento a essas questões.

 

Qual é a renda exigida para a aprovação do aluguel por meio do seguro fiança?

Cada seguradora determina um valor, mas a média é entre 2 a 4 vezes o valor do aluguel. Em alguns casos é possível chegar a esse montante por meio da soma da renda de até 3 pessoas que residirão no imóvel.

 

Quanto custa o seguro fiança?

Não há um valor fixo. Vai depender da variedade de coberturas que o locador solicitar para alugar o imóvel. Em geral, o seguro fiança varia entre 1,2 e 2 vezes o valor de um aluguel. Ele também pode ser parcelado no mesmo número de meses do contrato de locação.

 

Para qual perfil de imóvel pode ser utilizado o seguro fiança?

É possível utilizar o seguro fiança para locação de imóveis urbanos residenciais, imóveis comerciais e não residenciais (como consultórios médicos, por exemplo).

Não é permitido o uso do seguro fiança para locações de estacionamentos, apart-hotéis, hotéis ou similares e locações para sócios ou parentes de donos de imobiliárias e do proprietário do imóvel, entre outros casos.

 

Qual é a documentação necessária para contratar o seguro fiança?

Em geral são os documentos pessoais: Documento de identificação com CPF e comprovante de renda. E se o locatário for empresa, deve ser apresentado contrato social, documentos de identificação e comprovante de renda dos sócios.

 

Como é feito o ressarcimento ao locador no caso de inadimplência do inquilino?

Após o primeiro atraso no pagamento do aluguel, o proprietário deve acionar a seguradora. O primeiro pagamento acontece em até 30 dias. As parcelas seguintes do aluguel serão pagas regularmente pelo seguro até que o inquilino regularize a situação junto à seguradora. Se não houver acerto, o locatário corre o risco de sofrer uma ação de despejo.

 

Além do seguro fiança, existem ainda outras opções de garantia locatícia como depósito caução, fiador e através do seu cartão de crédito.

 

Fique de olho no blog e descubra a que mais encaixa para você.

 

Esse artigo ajudou você a entender melhor como funciona o seguro fiança? Deixe suas dúvidas nos comentários!

Outros posts

  1. Vendas no mercado imobiliário sobem 17,3% no 2º trimestre

    Vendas no mercado imobiliário sobem 17,3% no 2º trimestre

    Alta na comparação com 2017 foi de 32% Sudeste liderou crescimento. As vendas de imóveis no país no 2º trimestre de 2018 apresentaram alta de 17,3% em relação aos primeiros 3 meses do ano. Na comp...

  2. Valor do imóvel comprado com o FGTS aumentará para R$ 1,5 milhão em 2019.

    Valor do imóvel comprado com o FGTS aumentará para R$ 1,5 milhão em 2019.

    O governo acaba de anunciar um pacote de medidas para estimular a compra da casa própria para a classe média. A partir de janeiro de 2019, trabalhadores que desejarem utilizar o saldo do FGTS (Fundo d...

  3. VITTA CENTER

    VITTA CENTER

    Vitta Center – um centro de saúde e bem-estar!O Vitta Center é um empreendimento que foi planejado para trazer ainda mais desenvolvimento para Santa Maria e região. Desenvolvido em conjunto com profis...

Este site utiliza cookies para entregar uma melhor experiência durante a navegação.